domingo, 19 de junho de 2011

Psicologia do verde

A psicodinâmica da cor verde, constituída por ondas de azul e de amarelo, ao lado do azul, cooparticipa das propriedades de seus componentes, ainda que em escalas diferenciadas.
  O verde, ao lado do azul, é uma dentre as cores que exercem importantes funções psicológicas moderadoras. Ainda que o amarelo e o vermelho, pela sua grande luminosidade, possuam forte poder de expressão, esta função a exercem em situações especiais. As cores normais para o desejo da vista são o verde e o azul.


Dali decorre a psicologia repousante do verde.


  Há um evidente esforço do homem inteligente, no sentido de se amparar contra a fadiga, apelando ao verde, ou seja, ao verde nos interiores dos edifícios, ao verde das mesas de bilhar, ao verde dos tapetes, ao verde da relva dos jardins, ao verde dos campos, ao verde da natureza em geral.


Multiplicadas as construções de cimento e ferro, diminui a presença calmante do verde natural; dali a iniciativa da compensação artificial pelo verde nos recintos, residenciais e fábricas, na avenidas largamente arborizadas e praças de muitas árvores.



 

 A associatividade do verde encontra excelentes oportunidades na sua vasta presença na paisagem e na natureza em geral. A principal associação é a do verde como vida. Confirmam-no todos os testes.


A circunstância que liga o verde à natureza, lhe empresta um caráter evidentemente poético. Basta a visão do verde, para que ele prontamente estimule o surgir de mais imagens. Encontram-se na natureza as mais diversas modalidades de sugestões e que ingressam pela cor verde.


A psicologia, cujo eco-sistema é representado principalmente pela vegetação, mais uma vez é associada pelo verde.





Também a paz é sugerida pelo ramo verde no bico de uma pomba.


Finalmente, a campanha da língua internacional Esperanto coloriu de verde a sua estrela de cinco pontas.


Movimentos verdes - a ecologia, a paz, o Esperanto - constituem os movimentos dos mais puros do tempo que vivemos.


Pelas condições psicológicas de que dispõe o verde, passou a se estabelecer como símbolo da esperança. Através deste simbolismo, sempre novas evocações e associatividades ingressam no visor da fantasia humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário