terça-feira, 28 de junho de 2011

Embalagens

Sem dúvidas a cor da embalagem é um de seus elementos principais, compondo com a forma e o material um todo em si. É ainda extremamente relevante a participação da embalagem e por extensão, da cor, no complexo e intricado processo mercadológico. Em outras palavras, a cor da embalagem age diretamente no processo de venda dos produtos, atraindo, cativando e convencendo o consumidor.
Diversas são as pesquisas neste sentido e existem resultados bastante objetivos, como por exemplo com relação ao peso relativo das cores. 

  • GORDURAS VEGETAIS=> verde-claro e amarelo não muito forte
  • CARNES ENLATADAS=> cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde
  • LEITE EM PÓ=> azul e vermelho, amarelo e verde com um toque de vermelho
  • ÓLEOS E AZEITES=> verde, vermelho e toques de azul
  • INSETICIDAS=> amarelo e preto, verde-escuro
  • DESODORANTES=> verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo
  • SAIS DE BANHO=> verde-claro, branco
  • DENTIFRÍCIOS=> azul e branco, verde com branco e toques de vermelho. 
Além desses há muitos outros produtos, incluídas as bebidas, cujos rótulos procuram em geral chamar a atenção do consumidor. Rótulos dourados buscam demonstrar a nobreza do produtor e do produto oferecido.
Apesar da relatividade prórpria desse tipo de indicativos, estes dados são comprovados estatisticamente e são resultado de diversas pequenas pesquisas realizads por indústrias, órgãos de classe e acadêmicos.
Um outro dado que não se pode relevar no projeto de uma embalagem é o ambiente de exposição, ou seja a situação e exposição da embalagem nos expopsitores e, principalmente, ao lado da concorrência.

Fonte: http://www.tci.art.br/cor/embalagem.htm
   

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